No Brasil, o verdadeiro carro de luxo é a picape média. Essa é a visão de Sergio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil, e os números do mercado reforçam a tese. Enquanto marcas premium como Audi, BMW e Mercedes-Benz dominam mercados europeus, por aqui, as picapes médias ganham destaque, especialmente em regiões influenciadas pelo agronegócio.
Em 2024, as vendas de veículos de luxo somaram 49.401 unidades, menos de 2% do mercado total de 2,48 milhões de automóveis e comerciais leves. Em contraste, apenas a Toyota Hilux , líder de vendas, ultrapassou 50 mil unidades no mesmo ano.
Por que picapes médias se destacam como carro de luxo no Brasil?
Dois fatores explicam esse cenário. Primeiro, o poder aquisitivo do brasileiro é menor em relação a outros mercados, como o europeu e o norte-americano, o que reduz o acesso a marcas de luxo. Segundo, há uma questão cultural e geográfica. Nas grandes metrópoles, carros premium como o BMW 320i são atrativos, mas, no interior, onde o agronegócio predomina, a robustez e a durabilidade das picapes médias fazem delas o verdadeiro carro de luxo.
Marcas como RAM ilustram bem essa preferência. Em 2024, a RAM emplacou 29,5 mil unidades no Brasil, superando as vendas combinadas de Audi, BMW e Mercedes-Benz. Além disso, modelos como Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport e Chevrolet Trailblazer, que utilizam tecnologia confiável para terrenos difíceis, dominam o segmento de SUVs grandes.